Redução das despesas de funcionamento
Alterações Curriculares (Eliminação da Área Projecto e do Estudo Acompanhado)
Exemplo prático concreto da minha escola
7 turmas do 5º ano
6 turmas do 6º ano
9 turmas do 7º ano
6 turmas do 8º ano
6 turmas do 9º ano
Impacto no número de horas de redução total (docentes): 232 horas
Redução de horas no 2º ciclo (docentes): 104
Redução de horas no 3º ciclo (docentes): 128
Total de professores do AGRUPAMENTO: aproximadamente 130
232 horas equivalem a 1o horários completos mais 12 horas
Aproximadamente 8% dos docentes não serão necessários
Impacto da medida no 2º e 3º ciclos apenas, a percentagem é maior se contar apenas com o universo dos professores do 2º e 3º ciclos.
Zurze por aqui a municipalização do ensino. Sabes de algo?
Ninguém quer os professores. Só se for à força.
Que não nos querem, não é novidade. Mas ouvi algo de mais concreto, para breve…
Sei lá..talvez no Afeganistão…
As contas do 3.º ciclo não estaram mal feitas?
21 turmas * (2 AP + 2 EA) = 88 tempos lectivos.
Estarão, trol, ( na realidade ha certos professores que nao sao mesmo necessários…)
As minhas contas batem certo com as tuas, mais coisa, menos coisa.
Não
7º ano – AP 90 minutos x 2 professores = 4 tempos x 9 + EA 90 minutos x 2 professores = 4 tempos x 9 = 62 tempos.
8ª ano – AP 90 minutos x 1 professor = 2 tempos x 6. EA 90 minutos x 2 professores = 4 tempos x 6 = 36 tempos.
9º ano – AP 45 minutos x 1 professor = 1 tempo x 6. EA 90 minutos x 2 professores = 4 tempos x 6. = 30 tempos
62+36+30=128 tempos por implicar em algumas situações 2 professores.
Ok.
Tinha a ideia que EA e AP, no 3.º ciclo, eram asseguradas por 1 professor em todas as escolas.
A matriz curricular do 3º ciclo assim o determina. Embora existem situações devidamente autorizadas pelas direcções regionais, o que acontece neste caso.
E as minhas contas estão mal feitas. Era 84 tempos.
Pensei que, ao terminarem estas áreas, as horas seriam distribuídas por outras disciplinas… Afinal, são simplesmente retiradas do currículo dos alunos?
Espero que seja possível fazer a distribuição. Mas mesmo com a distribuição feita haverá sempre perdas pelo facto de se passar de par pedagógico para professor único.
Mas como passamos a ter uma mercearia a governar-nos não sei se haverá qualquer tentativa de se pensar no curriculo.
Pergunto-me como vão completar os horários de professores que, sendo do Quadro, leccionam disciplinas de 90 mn semanais, como a Educação Musical, História, Geografia, EV…
Com os Megas?
Arlindo, essa foi a primeira coisa que me ocorreu, mas mesmo assim não será fácil…
Além disso, sendo necessário mandar alguém para a mobilidade, os critérios de selecção dessa pessoa, dentro de um grupo disciplinar, não me parecem (nesta altura do campeonato), muito claros/universais/transparentes/perceptíveis… Mas isso pode ser impressão minha…