CONCURSOS 2011/2012

Nesta página vai ficar disponibilizada toda a informação referente aos concursos para o ano lectivo 2011/2012. Para qualquer dúvida tentarei esclarecer neste post através da caixa de comentários.

Aviso n.º 9514-A-2011

Decreto Lei 20/2006

DATAS DE CANDIDATURA: entre as 10 horas do dia 26 de ABRIL até às 18 horas do dia 9 de MAIO

LINK PARA A APLICAÇÃO DA CANDIDATURA

LINK PARA O ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS  (dias úteis entre as 10 e as 18 horas)

NOVOS CANDIDATOS – REGISTO DE UTILIZADOR

MANUAIS DE INSTRUÇÕES (CANDIDATURA ELECTRÓNICA)

CONTRATAÇÃO (CN)

DESTACAMENTO POR CONDIÇÕES ESPECÍFICAS (DCE)

PERGUNTAS FREQUENTES (DGRHE)

NOTA INFORMATIVA – 26 ABRIL

Circular B11069994MContagem do Tempo de Serviço

DECLARAÇÃO DE OPOSIÇÃO AO CONCURSO

HABILITAÇÕES

GRUPOS DE RECRUTAMENTO – DECRETO-LEI 27/2006

LISTAS A TER EM CONTA

LISTA DE CÓDIGOS DE AGRUPAMENTOS E ESCOLAS NÃO AGRUPADAS

LISTA DE RENOVAÇÕES DE CONTRATO PARA 2010/2011

LISTA DE COLOCADOS EM 30 DE AGOSTO DE 2010

Só os docentes que ficaram colocados com horário completo nas listas de 30 de Agosto é que reúnem as condições para a possível renovação do contrato – nº 8 do aviso de abertura do concurso.

Os docentes do grupo 350 – Espanhol que ficaram colocados nas listas de 30 de Agosto ou viram os seus contratos renovados para 2010/2011 e que não sejam actualmente detentores da profissionalização no grupo 350 deixam de poder concorrer a este grupo de docência, logo não podem ter o seu contrato renovado – Portaria nº141-2011

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS QUE RELEVAM PARA A 1ª PRIORIDADE

Instituições públicas não superiores que relevam para a 1ª prioridade prevista na al. a) do nº3 do art. 13º do DL nº 20/2006

 Aditamento à lista de instituições públicas não superiores que relevam para a 1ª prioridade prevista na al. a) do nº3 do art. 13º do DL nº 20/2006, na redacção dada pelo DL n.º 51/2009, de 27/02

Anúncios

63 comentários a “CONCURSOS 2011/2012”

  1. Bom dia colega,
    Uma dúvida assolou-me quando mencionaste a palavra “recondução”. Pelo que me é dado observar, os contratados (pelo menos no 1.º CEB) que assinaram contrato tinham no mesmo uma das clausúlas que mencionava a não recondução.
    Abraço

      1. Cláusula Primeira (natureza e duração) do contrato de trabalho a termo resolutivo certo que cito:
        1.” O presente contrato de trabalho em funções públicas +e outorgado a termo resolutivo certo, não estando sujeito a renovação”

      2. Esse artigo está mal redigido.
        Não será antes assim?
        “1.” O presente contrato de trabalho em funções públicas e outorgado a termo resolutivo certo, não estando sujeito a renovação automática”

        É que faz uma grande diferença a renovação ser automática ou não.
        As renovações das colocações não são feitas de forma automática, estão sujeitas a regras específicas.

  2. Olá,
    sabem se é necessário entregar na escola de validação mais algum documento, além da declaração de oposição? Penso que nos anos anteriores só entreguei a declaração mas já ouvi colegas dizer que este ano são necessários mais documentos…

    obrigada

      1. Estou pela primeira vez a candidatar-me ao concurso nacional. Uma amiga disse-me que a minha escola de validacao e a escola onde realizei o estagio pedagogico. Que documentos e que eles precisam de ter para validar a minha candidatura para alem da declaracao de oposicao. Liguei para la e ninguem sabe.
        Obrigada
        Nuria

      2. Precisam de ter todos os documentos que comprovem a tua situação, nomeadamente certificado de habilitações, cópia do documento de identificação, declarações de tempo de serviço (caso existam), declaração de oposição, …

    1. Gostava de saber se o tempo de seiviço das actividades de enriquecimento curricular contam para efeitos de concurso. ouvi dizer que como o primeiro ciclo não á o meu grupo de recrutamento, então o tempo não conta. Será verdade??

      1. Contam, desde que estejas a exercer nas AEC com as habilitações que os vários despachos permitem. No caso da música conta também o currículo relevante. Qual é a AEC que estás a dar e qual é a tua formação?

      2. Viva!!!

        A dúvida que se coloca, neste momento, no meu agrupamento é se o meu tempo de serviço das AEC’S é contabilizado como antes ou após a profissionalização…. A argumentação que está a ser dada é que como não é o meu GR que não pode ser contabilizao como após profissionalização, está correto??

      3. Conta todo o serviço como profissionalizada.

        “Os professores de actividade física e desportiva no âmbito do presente programa devem possuir uma das seguintes habilitações:
        a) Profissionais ou próprias para a docência da disciplina de Educação Física no ensino básico;
        b) Licenciados em Desporto ou áreas afins.”

  3. bom dia, gostaria de colocar uma dúvida: no ano lectivo de 2009/2010 estive a leccionar numa escola secundária pública mas no ano que aínda decorre (2010/2011), não fiquei colocada e estou numa escola profissional. Onde devo concorrer? Na escola secundária onde leccionei no ano anterior? Ou a entidade de validação é a DGRHE? Obrigada. Rita Leite

  4. Olá,
    Pela leitura da nota informativa entendo que este concurso se destine aos contratados, Destacados sem Componente Lectiva e Destacamento por Condições Específicas, no entanto, na minha escola comentavam que também seria destinado aos Destacados por Aproximação à Residência. Gostaria que me indicassem se também terei de concorrer (por aproximação à residência).
    Bom trabalho.

    1. A possibilidade de destacamento por aproximação à residência não está prevista neste concurso.
      Levantou-se essa hipótese durante o mês de Fevereiro mas não seguiu em frente esse concurso de mobilidade.

      1. Muito obrigada pelo esclarecimento, rapidez e competência. Obrigada por terem um blog onde, para além de actual e dinamico, também é um apoio à nossa carreira.
        Muito obrigada por existirem.

      2. Concorres a DACL. Algumas vezes é vantajoso ser enviado a DACL desde que exista lugares nas escolas das nossas primeiras preferências, obviamente.

  5. Agradeço a quem me possa esclarecer se os docentes que querem concorrer a DACL o podem fazer já nesta fase, ou se é mais tarde e, neste caso, se já há data. Pelo que vejo, a aplicação disponibilizada pela DGRHE até ao dia 09 de Maio apenas se destina aos contratados e DCE.
    Estarei certa?

    Cumprimentos

  6. Os docentes não podem optar por concorrer a DACL. São as escolas que indicam quem concorre a DACL depois da distribuição de serviço. Geralmente este concurso é realizado em fim de Julho, início de Agosto.

  7. Será só o meu caso, ou o facto de as reconduções só poderem ser feitas aos professores colocados a 30 de Agosto (ao contrário do ano passado que podiam ser reconduzidos os colegas com horário completo ou que tivesse sido completado até 31 de Dezembro) são uma tremenda injustiça???
    Fui colocada na 1ª cíclica (9 de Setembro)… pelos vistos não posso ser reconduzida… mas colegas meus com menos graduação colocados na mesma escola e do mesmo grupo vão poder ser reconduzidos porque foram colocados a 30 de Agosto….
    Não me parece que o meu seja caso único… mas continuamos a ter injustiças atrás de injustiças… todos os concursos…!!

  8. Boa tarde!
    Tenho uma amiga dos Açores que está a concorrer pela 1ª vez ao continente e aparece automaticamente que é a DGRHE a fazer a validação da candidatura e que supostamente depois é preciso fazer o upload dos documentos… Mas não encontramos em parte alguma do site sitio para fazer upload. Envia-se mensagem da nova aplicação deles, e dizem sempre a mesma coisa (numa mesnagem personalizada/gravada) “para reformular a pergunta que não entendem e não podem responder.” Experimentem perguntar algo, a resposta é sempre igual… (incrivel!!)
    Agradeço a quem souber-me explicar esta situação.

    Obrigado!

  9. Boa noite..

    sou completamente caloira por aqui e queria me inscrever no concurso de professores… pela primeira vez… como posso fazer?
    o que ponho na escola de validação e para que serve a declaração de oposição? tenho de a ir entregar a algum lado?
    obrigada

  10. Olá Ana.
    Para te candidatares tens de em primeiro lugar inscrever-te neste sítio.
    http://www.dgrhe.min-edu.pt/web/guest/registo
    Depois da tua inscrição feita entras na aplicação do concurso aqui: https://servicos.dgrhe.min-edu.pt/candidatura2011/(S(1rpdfi55fgcgkfnrxu2qfa55))/logon.aspx
    Preenches com todos os teus dados e escolhes uma escola para validar a tua candidatura. Escolhe a mais próxima de tua casa . Os códigos do agrupamento têm 6 dígitos e podes encontrá-los aqui:
    http://www.dgrhe.min-edu.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=1248102&folderId=1247899&name=DLFE-58710.pdf
    Depois de submeteres a candidatura tens de entregar na escola de validação a declaração de oposição ao concurso (só até ao dia 9 de Maio):
    http://www.dgrhe.min-edu.pt/c/document_library/get_file?p_l_id=1248102&folderId=1247899&name=DLFE-58705.pdf
    Juntamente com a declaração vais entregar cópia dos teus documentos de identificação e certificado de habilitações.
    Espero ter ajudado.

  11. Boa noite,
    estou destacada por aproximação à residência numa escola, mas provavelmente para o proximo ano não vou ter horário nesta escola.
    Tenho que voltar á escola onde me encontro no quadro? Ou posso concorrer a DACL?

    1. Concorres a DACL ou;
      1.1.4.1 — No entanto, o docente pode optar pelo regresso à escola
      de origem, nos anos intercalares, se vier a verificar -se a existência da
      componente lectiva, correspondente àquela a que está obrigado nos
      termos dos artigos 77.º e 79.º do Estatuto da Carreira Docente.

  12. Boa Tarde!!!
    Após verificação da minha candidatura, verifiquei que a mesma não se encontra válida devido à minha avaliação que não foi aceite. Gostava de saber se não aceitam a avaliaçao da RAA, uma vez que foi enviado o documento com a respectiva avaliação.
    Sem mais, cumprimentos e continuação de boa tarde.

  13. “Deve seleccionar a menção qualitativa, obtida no ano escolar 2009/2010, de acordo com o n.º 2 do art. 46.º do ECD, na redacção dada pelo DL n.º 270/2009, de 30 de Setembro.”
    A tua avaliação da RAA não é ao abrigo do Decreto Regulamentar 2/2010, nem do ECD que vigora no continente.

  14. Boa tarde.

    O próximo passo do concurso é a manifestação de preferências certo?

    Alguém me saberá dizer (mais ou menos) para que datas estarão previstas?

    Obrigado

  15. O ano passado a lista provisória saiu a 23 de Junho e a manifestação de preferências ocorreu em Agosto. Este ano saiu a 26 de Maio assim é possível que seja na primeira quinzena de Julho.

  16. A minha dúvida é quanto ao prazo para manifestação de preferências (horários), há uns anos que não concorro porque não tinha profissionalização.

  17. Gostava de saber se as renovações de contrato são possiveis para quem foi colocado a 9 de Setembro ou se é só para os colegas que viram o seu contrato renovado e por isso tiveram colocação a 30 de Agosto?
    Obrigado.

  18. Fui colocado a 9 de Setembro neste caso, mesmo que o agrupamento tenha vaga não pode renovar o contrato. Tenho direito à compensação por caducidade?

    1. será que é possivel saber se eu teria direito`ao pagamento da caducidade do contrato, sendo que durante anos tive contrato com uma camara municipal, no dominio da aec e nunca me foi pago… será que tinha esse direito?

  19. Bom dia!
    Estou com sérias dificuldades em aceder à aplicação da DGRHE para o concurso das AECs. Também saiu ontem uma nota a dizer que agora o concurso se processava na DGIDC, mas não encontro qualquer aplicação. Já liguei para o mesmo, e dizem para ambas es entidades e dizem que não sabem de nada. É que no ano anterior, a maior parte das câmaras enviavam as vagas para uma plataforma comum, e toda a gente tinha acesso facilmente a essa plataforma, este ano não faço ideia do que se passa, e só sei que o concurso já está a decorrer…

  20. Boa noite, tenho lido coisa muito úteis neste site e quero dar os parabéns. Sendo nova por aí e também recém mestrada em ensino do 1ºCEB gostava receber algumas dicas de como concorrer a posto de professora, embora os conscursos já decorreram. Porém tenho conheciemnto que vai haver ofertas de escola, será que poderei candidatar-me? E quando será previsto este conscurso? As Aec´s também já decorreram, mas enquanto andava perdida no site, a oferta já ficou indisponível. Alguém me pode ajudar, agradeço desde já.
    Emília

  21. Muito boa noite! Sou docente contratado e este ano vi o meu nome desaparecer das listas de renovação. Isto é, a directora do agrupamento contactou-me para saber se estaria interessado em renovar o contrato. Claro que expressei a minha aceitação a tal proposta. Contudo, ao introduzir os meus dados na plataforma a directora verificou que o meu nome não contava da lista disponobilizada na plataforma. Como tal o meu contrato não foi renovado. Devo referir que reunia todas as condições pois tinha sido contratado a 30 de Agosto de 2010 em horário completo e expressei na candidatura a intenção de renovar contrato.
    Venho pedir a vossa ajuda para a elaboração de uma reclamação.

    Muito obrigada!

    1. Boa tarde Jorge!

      Como deves entretanto ter tomado conta talvez o teu lugar tenha sido ocupado por um DACL. Para tal deves consultar a lista DACL do teu grupo e confirmar. Digo-te isto porque me sucedeu o mesmo e ainda estou indignado com a forma como fomos excluídos…

    2. olá , aconteceu-me precisamente o mesmo e já exerço esta profissão à 10 anos, estou completamente desolada sem saber o que fazer, como proceder, e nunca concorri para alem das primeiras colocações e muito, muito mesmo triste

      1. Sim, podia ser isso. mas tal não se verificou. não foi ninguém colocado.
        Na DGRHE disseram-me que os directores podiam fazer o registo dos docentes uma única vez na plataforma. O que penso que possa ter acontecido foi não terem introduzido o meu nome na plataforma e depois tentaram e foi negado o acesso.

  22. Boa noite, sou professora contratada e não fiquei agora no dia 31, entretanto surgiu-me uma proposta para o privado, mas tenho duas questões…

    1º – se recusar a colocação na bolsa fico penalizada? que penalização?
    2º – Se ficar sem concorrer estes 4 anos passo a 2a prioridade?

    Obrigado

    Cátia Silva

  23. Bom dia,

    apresento uma dúvida relativamente à contratação de escola, uma vez que ainda não encontrei informações claras a esse respeito.
    Relativamente à contratação de escola, caso opte por não aceitar, a única penalização é não poder concorrer para outra oferta na mesma escola durante o presente ano lectivo? Essa penalização é apenas referente a ofertas para o presente ano lectivo e na mesma escola certo?
    Como ainda não fui colocada na BR1, tenho receio de não aceitar uma oferta de escola e de ficar excluída da BR.
    Gostaria de saber precisamente as penalizações resultantes da não aceitação em contratação de escola para o ano lectivo 2011/2012.

    Fico grata pelo esclarecimento

    Obrigada

    1. Não há qualquer penalização em não aceitar uma colocação em contratação de escola! Nem mesmo para a própria escola! Tão pouco a colega ficará excluída da BR por não aceitar uma colocação em Contratação de Escola. Só saíra da Bolsa de Recrutamento, se ficar colocada pela mesma, se aceitar uma contratação de escola (que não permite o regresso à BR) ou se entender desistir da mesma!
      Boa Sorte!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: