21 opiniões sobre “Nem sei que diga”

    1. Se em 2 tira-se 1 perde-se 50% já que não há acréscimo de tempo lectivo para a disciplina.
      Fora as perdas com AP.
      Dirás antes que 2/3 dos horários desaparecem.
      Inconcebível.

  1. Mas podem fazer isso? Legalmente, podem fazer isto? O que vão fazer a tanto professor excedente? 😦

  2. Os professores excedentes vão para a mobilidade, como qualquer outro trabalhador. Então, agora, os decretos vão a «discussão pública»? Mas vivemos em democracia popular? Haja juízo

    1. Vão para a mobilidade? E para onde se “movem”, se não há lugar em nenhuma escola, visto que a medida é geral? Vão para o desemprego, é?

      Porque não põem os professores excedentes a dar Expressão Plástica ao 1.º ciclo? Fá-lo-iam muito melhor do que alguns profs. de AECs que por aí andam.

  3. Em boa verdade aqueles que andam nestas andanças sabem muito bem que esta história de dois em uma nunca deu bom resultado. Ainda vos digo mais: em algumas reuniões de directores com a tutela alguns disseram o que muitos pensam. Vai daí e de outros lados do Ministério aperceberam-se da balda e pegaram no cutelo. Havendo que cortar em luxo não há dúvida de que se trata de uma medida adequada.

  4. Mas então é necessário poupar, mas quando nos toca já não se poupa. Afinal poupa-se onde? E pergunta uma professora, aqui, se isto é legal. Então o governo não pode legislar? Que ignorância! Será legal pagar-lhe o ordenado? E anda esta gente a dar aulas aos nossos filhos.

  5. Enfim…

    Era uma casa
    Muito engraçada
    Não tinha teto
    Não tinha nada
    Ninguém podia entrar nela, não
    Porque na casa não tinha chão
    Ninguém podia dormir na rede
    Porque na casa não tinha parede
    Ninguém podia fazer pipi
    Porque penico não tinha ali
    Mas era feita com muito esmero
    Na rua dos Bobos
    Número zero

    é a casa consttruída pelos nossos políticos!

  6. # diogo

    A intenção do “legal” não era essa como muito bem sabe.
    Não seja um pseudo adiantado mental. Contenha-se.

  7. “Deviam acabar com o ensino artístico, não enche a barriga a ninguém e não serve para nada” só um ignorante diz isso. Lentamente deixamos um ensino prático que ensina a fazer, para um ensino teórico destituído de utilidade. Já foi grande asneira acabar com as escolas técnicas que formaram grandes profissionais. Agora fragilizam o ensino prático. A disciplina (EVT) que podia ajudar e ajuda a matemática, que possibilita aos alunos conceptualizar conceitos, teorias, princípios, etc… Ensina-se matemática à força, com mais carga horária, destituída de sentido para os alunos, abstracções não conseguindo o aluno construir imagens mentais, apenas decorar e reproduzir. A metodologia de projecto que se aplica em EVT (ou deveria) e que área de projecto tentou generalizar mas que não conseguiu porque os professores (80%) nem sequer sabe o que é. Criaram esta área e atiraram-na assim aos professores. Ensinar a pensar não se aplica nos dias de hoje, apenas se obriga alunos a memorizar para serem bons “paus mandados” a reproduzir tarefas mas não a perceber o porquê dessas atarefas nem a sua utilidade. Sistema educativo de ignorância. Formação superior de ignorantes.
    É o estado da desgraça. É o estado da nação.

    1. Não sendo professora de EVT, sei perfeitamente que os meus filhos vão ficar prejudicados quando chegarem ao 2.º ciclo, pois vão ter um ensino artístico mais pobre e incompleto. O se faz em EVT não pode ser feito noutra disciplina e as perdas serão irrecuperáveis!

      Como professora, sei perfeitamente que o dinheiro que vão poupar com estes cortes vai servir para o TGV e para outros megaprojectos, que vão enriquecer ainda mais aqueles que financiam o Governo. Desiludam-se aqueles que acham que o Governo vai ser “poupadinho” e empregar bem o que vai economizar com o Ensino. Saímos duplamente a perder.

    2. Estou deveras preocupada com o rumo do ensino.
      A única disciplina em que o aluno pode exprimir o seu pensamento, leva agora um abanão.
      Não faz sentido.
      Só falta acabar com E. Fisica e E. Musical. Por este andar ainda alegam que os alunos já correm que chegue no intervalo e cantam o suficiente … poupavam mais um milhares para o aeroporto ou o TGV!!!
      É de doidos isto tudo.

  8. Quem mais vai perder com o facto de só haver 1 prof. de EVT, além dos professores como é evidente, vão ser os alunos. Vão perder as 2 únicas disciplinas práticas(também AP) que tanto apreciavam e os ajudavam a desenvolver a todos os níveis, porque é impossível as aulas serem nos mesmos moldes de antes e desenvolver as mesmas actividades Espero que ainda alterem este erro que aí vem.

  9. De informações que disponho o CNE está contra a medida que afecta directamente a EVT.
    A reunião plenária do CNE realiza-se dia 14 e se não existir interferência política o projecto de diploma deverá ser alterado.

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