Concurso de DACL – A minha previsão


Muito se tem especulado nos últimos dias em como se irá processar este concurso. Não sou vidente, mas já conheço bem o pensamento que está subjacente ao mecanismo dos concursos por parte da DGRHE.

  • Racionalização, racionalização e mais racionalização.

Como se poderá conjugar esse objectivo com:

  • a existência de QZP’s com DACL’s em excesso;
  • a não obrigatoriedade de os docentes manifestarem preferências por outros QZP’s
  • as necessidades que existem depois de apuradas as vagas reais de outros QZP’s;
  • a LEI.

Acredito que neste pensamento gostassem de distribuir os QZP’s em DACL das zonas com excesso para outras com maiores necessidades com a criação de mecanismos ilegais, impedindo a entrada de professores contratados logo no dia 31 de Agosto. 

Passemos à análise da lei do Dec. Lei 51/2009 e do aviso 5432-A/2009 nas passagens sobre os DACL.

A lei de facto dá a possibilidade de os DACL concorrerem de acordo com o artigo 12º, ou seja, a 100 Agrupamentos, 50 Concelhos e 23 QZP’s  e são ordenados na 2ª prioridade na ordenação às necessidades transitórias, logo atrás dos docentes dos quadros de agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas objecto de extinção, fusão, suspensão ou restruturação não colocados no concurso interno.

Em lado nenhum os DACL’s estão impedidos de concorrerem em primeiro lugar para um agrupamento de outro QZP, contudo têm surgido rumores de que primeiramente ficarão no seu QZP, e só no caso de não terem lugar poderão sair para outros agrupamentos fora do seu QZP, acredito que essa seja a vontade da DGRHE, mas é contraditória com a legislação actual.

Existe ainda o dever do Decreto Lei ou o poder do Aviso de abertura de manifestarem preferências pelos (e não por) Agrupamentos ou escolas não agrupadas do âmbito geográfico de um outro quadro de zona pedagógica de entre os identificados no anexo VII do aviso de abertura para o respectivo grupo de recrutamento para não integrarem a lista nominativa a partir de 1 de Janeiro e manterem-se na Bolsa de recrutamento para colocação. Caso não optem por esta via serão colocados administrativamente em funções docentes lectivas ou não lectivas no âmbito do seu QZP.

Assim, poderão os docentes QZP’s em DACL seguir o mesmo procedimento que os Quadros de Escola que concorrem de igual forma a DACL manifestar preferências pelo indicado no artigo 12º e em caso de não colocação entram na bolsa de recrutamento do seu QZP e em outro identificado no anexo VII do aviso de abertura para o seu grupo de docência, caso tenham optado por concorrer pelos agrupamentos  de outro QZP (presumo que seja a todo um QZP).

Tenho algumas dúvidas se todas as preferências manifestadas em concurso entrarão para a bolsa de recrutamento ou se apenas entram os agrupamentos do QZP de origem e outro que possam ter optado estando o docente sujeito as novas regras de colocações pela bolsa de recrutamento (colocações automáticas).

Mas prevejo que só poderão entrar para bolsa os agrupamentos do QZP de origem e do outro opcional que é restritivo.

 Aguardemos.

3 opiniões sobre “Concurso de DACL – A minha previsão”

  1. Olá a todos
    Sou do grupo 330 e estou a pensar concorrer desta maneira:
    *indicar todas as escolas do meu qzp (CAE 10)
    *indicar mais umas quantas do qpz encostado ao meu (CAE 19 – mas parece que não é uma opção segundo o anexo VII. Mas como posso indicar até 100 escolas… posso escolher as que quiser, não é? Estou a descartar a ideia de escolher um qzp longe daqui)
    Que me dizem?
    Obrigado a todos,desde já, pela ajuda

  2. Olá colega,
    também sou do 330 e já submeti a minha candidatura. Concorri da forma que achei mais conveniente, escolhendo as escolas de quatro qzps, sendo que no anexo VII só dois destes são opcionais, mas creio que isto só é válido para o 2º quadro do boletim de concurso. Coloquei todas as escolas num raio de 60 km da minha casa e não coloquei as restantes do meu qzp (a partir de 75 Km). Não sei se esta é a melhor maneira, mas parece-me que não há nada em contrário na documentação que consultei. Submeti e não houve problema.
    Beijinhos e boa sorte para todos nós!

  3. como nas escolas do poarto, de lisbôa e de CUimbra é só vagas encerradas (propensas à parasitagem de contratados), a única solução para os quarentões dos QZP´s é mesmo afastarem-se dos grandes centros e recomeçarem tudo de novo como nos bons velhos tempos de 90. moral da história: os parvos dos quarentões dos QZP´s ficam colocados (a centenas de km de casa) os contratados continuam a ir para a fila de desemprego em Agosto/Setembro e o
    Coiso da Inducação fica muitto mais rico, visto que a velhada deu de frosques com 2500 aéreos por mês (e quem tem de lhes pagar é a CGAposentações). Ganda negócio, não? agora é adivinhar a quantidade de divorciados, solteirões e outras almas abandonadas que vão ensinar, digo ençinar as nossas crianças…

Os comentários estão fechados.