Concursos de 26 Abril a 9 Maio


Finalmente o Ministério da Educação lançou as datas para o concurso 2011/2012 na seguinte nota informativa, afinal vale sempre a pena forçar o aparecimento de datas oficiais com o levantamento de suspeições quando a datas previsíveis.

Os concursos para Destacamento por Condições Específicas (DCE) e Contratação (CN) estarão disponíveis entre as 10 horas do dia 26 de Abril e as 18 horas do dia 9 de Maio.

Tendo em conta a divulgação destas datas é praticamente possível elaborar todo o calendário da fase de concursos, assim é possível que as datas sejam as seguintes:

Apresentação a concurso: 26 Abril a 9 de Maio

Validação pelas escolas: 10 a 16 de Maio

Aperfeiçoamento dos dados: 17 a 20 de Maio

2ª validação pelas escolas: 21 a 24 de Maio

A partir daqui são datas que podem variar em função de muitas variáveis, sendo que uma delas é a possível mudança do governo no início de Junho, que pode atrasar a saída das listas provisórias.

Listas Provisórias: Início de Junho?

Reclamações: 5 dias úteis após a publicação das listas provisórias

Manifestação de Preferências: É possível mesmo com este atraso ser feito durante o mês de Julho.

DACL: Possivelmente nas mesmas datas que a manifestação de preferências dos DCE e CN se ocorrerem em finais de Julho.

Colocações: Fim de Agosto

Sobre o número de lugares que podem existir a concurso para os contratados não me irei pronunciar nos moldes negativistas que têm aparecido ultimamente. Os números serão forçosamente inferiores aos do ano transacto, mas não serão aqueles que há algum tempo se falava em que deixariam de existir necessidades para cerca de 30 mil professores.

Valeu a pena algum luta que se fez em torno das alterações curriculares, apesar do orçamento para 2011 não contemplar o travão que foi feito através do parlamento. O receio que tenho nesta área das alterações curriculares é que possa existir um consenso forçado através das negociações com o FMI para que as mesmas possam medidas ou medidas semelhantes possam voltar antes do início do ano lectivo.

Mesmo assim estou confiante que tal não irá acontecer.