O que fazer na segunda-feira?


Tendo em conta a aprovação parlamentar do texto que suspende o Decreto Regulamentar 2/2010, de 23 de Junho e passam a ser aplicáveis os procedimentos previstos no Despacho nº 4913-B/2010, de 18 de Março, no âmbito da apreciação intercalar, até ao final de Agosto de 2011, resta saber o que fazer já na próxima segunda-feira com os procedimentos das aulas observadas.

Como a lei só entra em vigor no dia seguinte à sua publicação em Diário da República e para isso é necessário que seja promulgado pelo Presidente da República, seria lógico dizer que os procedimentos na segunda-feira decorrem como se não existisse ainda a anulação do Decreto Regulamentar 2/2010.

Independentemente do desfecho que possa ocorrer quanto à promulgação desta Lei ou ao pedido de Inconstitucionalidade da mesma por parte do PS caso seja publicada em Diário da República, deixaram de estar reunidas quaisquer condições para prosseguir com o modelo em vigor por a Avaliação de Desempenho estar a ser tratada como arma de arremesso no campo político.

Na segunda-feira devem todos os procedimentos relativos ao Decreto-Regulamentar 2/2010 ficarem suspensos por iniciativa da CCAD de cada agrupamento até que seja possível clarificar a decisão do Parlamento tomada na última sexta-feira.

25 opiniões sobre “O que fazer na segunda-feira?”

    1. Acho que a decisão da suspensão temporária deve ser feita pela CCAD. É fácil os Directores marcarem já na segunda-feira uma reunião da CCAD com carácter de urgência para decidir os procedimentos a adoptar face aos novos acontecimentos.
      A CCAD nada tem a perder quando for publicada a lei aprovada sexta-feira no parlamento pois no dia seguinte deixa de existir enquanto órgão criado pelo Decreto-Regulamentar 2/2010.
      Mas isso são outras confusões que também precisam de ser esclarecidas, porque se é anulado o 2/2010 falta saber se a mesma CCAD terá validade jurídica para proceder à apreciação intercalar.

  1. Parece-me que vai tudo ficar na mesma, ou seja, ainda pior. Como as coisas não estão preto no branco e está tudo em aberto, cada escola faz o que quer, é à vontade do freguês. Os que estão contra a ADD vão resistir ainda mais, os que a querem vão continuar a fazer tudo. Vai haver mais raiva à solta, mais desmotivação, etc.

  2. A minha Direcção (de um Agrupamento – AE Correia Mateus, de Leiria – de que sou Presidente do Conselho Geral) no próprio dia disse que acabou a ADD e enviou a legislação aprovada pela AR.

    É isto que se espera das Direcções…

  3. 1 pergunta “maldosa”: se formos avaliados pela apreciação intercalar só quem teve aulas observadas é q poderá ter MB OU EXC?

  4. Houve quem tivesse tido Aulas Observadas nos últimos dias e quem ainda não teve. Quem teve aulas observadas terá legitimidade para esperar, em condições de igualdade, ser avaliado de maneira a conseguir obter MB. OU EXC? Enquanto quem não teve aulas observadas, porque não quis, …, nunca poderá ter MB…?
    Enfim, quem se submeteu a ser observado deu o corpo ao manifesto e outros não; até porque alguns ainda penavam e pensam que, mesmo com o congelamento, ter aulas observadas lhes permitiria, mais cedo ou mais tarde, por exemplo, ultrapassar a contingentação ao, salvo erro, 7º escalão.
    Se bem me lembro, a Apreciação Intercalar permitia o professor ter Excelente; e agora, se o tiver de nada conta para no futuro ? não estar sujeitoà contingentação?

  5. Mas na CCAD NÃO ESTÁ O dIRECTOR? AS últimas orientações da DGRHE não dizia q a Direcção não podia intervir na ADD?
    ai, ou estou a ficar burro ou isto me está a põr mais confuso.
    E se o CAVACO não PROMULGA?

  6. Suspender este modelo…, pois, mas a Apreciação Intercalar tinha um prazo-limite, não tinha? Se calhar, até ao Próximo modelo nenhuma coiso pode ser legal nem ilegal?
    Será que uns vão querer ser avaliados? Também é um direito, além disso, quem teve aulas observadas , nao andou a brincar…AH…QUANDO DESCONGELAR NEM TODOS ESTARÃO NAS MESMAS CONDIÇÕES- novas guerras se avizinham.
    Deviam descongelar o tempo e sermos inseridos nos Escalões…

  7. Desculpem o chato: eu ser burro, mas, apesar de tudo, o que o PSD FEZ cheira ainda a algo imaturo… e o Sócrates vai para o Tribunal Constitucional, ai vai; e se não for, vai o PS. Isto não me parece o fim…
    IRRA, voltemos ao tempo das vacas gordas, ou seja, A.S (antes de Sócrates).

  8. Neste momento e por precaução aconselho a que quem não tiver tido ainda as aulas observadãs peças ao relator/coordenador para as adiar para o 3º período como forma de ganhar tempo.

  9. Pois adiar é uma solução; mas quem teve aulas observadas não terá o direito de esperar ser melhor avaliado face a quem não quis ter, por exemplo?
    Nota: claro que não defendo a ADD, mas as guerrinhas vão continuar.

  10. Conheço um Relator que se recusa a Observar aulas no 3º Período, uma vez que estavam já marcadas para a próxima semana…diz que tem que gerir o tempo e não aceita adiamentos;; parece que quando não há acordo entre avaliado e avaliador sobre as datas de aulas observadas, impera a vontade do avaliador (?).

  11. DESCALÇAMOS uma bota outras aparecem.
    E Sócrates teve mais de 90% nas eleições no PS…. ele está mesmo viciado e vai voltar a querer sangue…

  12. E aqueles, salvo erro, 24-25 colegas… que foram/estão numa Formação sobre ADD para darem formação aos formadores de Relatores? E , já agora, os Relatores e/ ou Coordenadores continuam a ter as mesmas competências, ou, por exemplo, não fará sentido existirem Relatores com o fim desta ADD?
    Todavia, continuo a pensar que quem teve aulas observadas-se correram bem… – deveria ser recompensado; com o diabo, esforçaram-se… outros até não pediram porque – alguns – não sabem mesmo dar aulas, planificar, etc.
    Tenho dito.

  13. Ena tantos que tudo deram pela avaliação (começando pela alma) e que agora até espumam…

    E claro, quem teve 2 aulas assistidas que correram bem… até o prémio Nobel devia levar, não é? É que o esforço foi imenso e os outros são todos péssimos professores, não é?

    Houvesse vergonha e algum carácter e esta suspensão não faria dói-dói a ninguém!

  14. Deixem-me adivinhar.
    O petrus já teve as aulas assistidas.
    E correram bem.
    😉

    Agora a sério.
    O esforço tem que ser permanente e sistemático.
    Não é para as aulas assistidas.
    Pois, então, não é disso que nos queixamos? Que as aulas são treinadas e patati e patata…

    Haja decoro e bom senso!

  15. Cheguei e fiquei estupefacta (ou talvez não)…
    HAJA PACIÊNCIA!
    Sou, felizmente: ex-titular; ex-relatora; ex- CCAD.
    Na segunda vou respirar aliviada e entregar o meu esforço profissional aos meus alunos, para isso assinei um contrato há anos remotos (que alguém já modificou unilateralmente).
    Os membros da minha ex-CCAD desistiram de aulas observadas. O membro da Direcção desistiu do «desempenho excelente», em devido tempo.
    Tudo fizemos pelos colegas «candidatos ao mérito», mas para isso não bastavam as aulas observadas.
    Na terça desfazemos formalmente a CCAD. Na quarta reunimos os Departamentos e tudo se aquieta!
    O autor do blogue tem toda a razão!
    Tenho andado por aqui sem comentar, percebe-se porquê. Vivo da minha profissão. Mas estou enjoada com gente que ainda não percebeu que se quer ser MB tem é que investir na actualização profissional ( na Universidade) e investir nos alunos dentro das salas de aula!
    FARTA DE MÉRITOS DE PLÁSTICO!

  16. Viva a suspensão…
    A avaliação, nos moldes em que estava, era uma farsa!!!
    Pelo que li…alguns ainda acreditam que serão sempre melhor que os outros…
    Sou da opinião de que no dia em que deixamos de seguir as nossas convicções e aceitarmos tudo o que nos impõem, por receio, deixamos de ser nós próprios.

  17. Olha que desenvolvimento interessante o deste post.
    Petrus, Petrus…
    ouvi dizer que o novo modelo não vai ter duas aulas assistidas mas 20.. 20 Petrus.. ai foi foi ( feeling evil). E que a ti te faltam 18!!!
    Arlindo, devias ter sapos como o Jugular para as tiradas e postas saírem mais expressivas 🙂

  18. e pq me parece bonito, só para dizer que retirei o pedido de aulas assistidas há 3 semanas. e ando com contratos, daqueles que em setembro nunca se sabia como é que era… e que em setembro que vem, se sabe como NÃO vão ser 🙂
    ( esta gente pensava que vinha para professor/a e era bem paga, mais dia menos dia.. esqueçam- esses tempos foram-se por muitos e bons anos- e o POVO, PÁ?)

  19. Esta ADD vai ser suspensa. Mas o EXC e MB continuará a existir na que a vai substituir. Quem estava a “lutar” por estas menções não sairá defraudado.

    Não pedi aulas assistidas.

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