Iniciativas parlamentares sobre concursos


Estão agendadas para amanhã três iniciativas parlamentares e o debate de uma petição sobre concursos de professores.

As iniciativas parlamentares estão a cargo do PCP (duas) e do BE (uma).

São elas da parte do PCP o Projecto de Lei 537/XI que visa garantir a vinculação dos professores contratados e promove a estabilidade do corpo docente das escolas e o Projecto de Lei 538/XI que prevê um concurso de ingresso e mobilidade e professores.

O BE apresenta o Projecto de Lei 553/XI que pretende estabelecer a realização em 2011 de um concurso de colocação de docentes para o ingresso na carreira e para a mobilidade.

A petição Nº 122/XI/2 foi apresentada pela FENPROF  e pretende a realização de concursos de colocação de professores dos ensinos básico e secundário e de educadores em 2011.

É quase certo o chumbo das várias propostas que estabeleçam um concurso para ingresso na carreira, mesmo que fosse estabelecido um princípio de que os que obtivessem colocação em lugar do quadro manteriam o seu vencimento de contratados. A tentativa falhada de reorganização curricular parece não estar esquecida pelo PS e é quase certo que mais cedo ou mais tarde voltem à carga com ela.

Sobre a possibilidade de um concurso de mobilidade já não digo que seja impossível, mas tal não vai ser decidido no parlamento mas sim junto das organizações sindicais e ao que parece já existem avanços nesse sentido.

Anúncios

1 comentário a “Iniciativas parlamentares sobre concursos”

  1. «ao que parece já existem avanços nesse sentido» … eu gostava muito que isso acontecesse mas não sei… não quero acreditar, para depois não me desiludir 😦

Os comentários estão fechados.