Sobre A Reorganização Curricular – CDS


De: Henrique Borges <Henrique.Borges@cds.parlamento.pt>
Data: 17 de Fevereiro de 2011 12:34
Assunto: EVT : Correio do Cidadão – Manifesto sobre reorganização curricular EVT
Para: “manuela.rolao@gmail.com” <manuela.rolao@gmail.com>

Exma. Professora
Manuela Rolão

O Grupo Parlamentar do CDS/PP agradece a Vossa comunicação e pede desculpa pela demora na resposta.
A reorganização curricular agora plasmada no Decreto-Lei n.º 18/2011, vem realizar alterações que consideramos preocupantes para algumas áreas do nosso curriculum.
Desde que foi conhecida a proposta do Governo para esta revisão curricular, o CDS recolheu informação, reuniu com Associações de Professores de Educação Visual e Tecnológica e com sindicatos. Recolhemos inúmeros contributos o que nos possibilita agora a trabalhar sobre este Decreto-Lei. De salientar os pareceres conhecidos do Conselho Nacional de Educação e de algumas Instituições de Ensino Superior que se dedicam à investigação e estudo dos programas e currículos.
O CDS/PP sempre considerou adequado suprimir o Estudo Acompanhado e Área Projecto dos planos curriculares de alguns níveis de ensino integrando a sua carga horária nas  disciplinas de Português e de Matemática.
Já relativamente ao par pedagógico, cientes da origem desta disciplina, não podemos concordar com a sua extinção, pois sem alterar o Programa, é impossível faze-lo cumprir com um único professor, já que o par pedagógico não é a soma de dois professores, mas sim a complementaridade dos dois professores. Não podemos deixar de notar que a actual equipa do Ministério da Educação, que tanto defende a abertura da Escola à Comunidade, venha agora cortar no fio de ligação que existe, pois temos consciência que é no âmbito da Educação Visual e Tecnológica que preferencialmente se realiza esta ligação. Só quem não conhece o funcionamento de uma escola pode ignorar isto.
Depois de conhecido que é o Decreto-Lei, vai agora o Grupo Parlamentar trabalhar no sentido de corrigir erros graves do diploma.

Atentamente

Henrique Lobo Borges
Assessor do Grupo Parlamentar do CDS/PP
Palácio de S. Bento 1249-068 Lisboa
Tel: 21 391 75 60
hborges@cds.parlamento.pt

httpv://www.youtube.com/watch?v=xXy0eF_CGdo

Anúncios