… docentes que não serão necessários ao sistema educativo.
A insistência em calcular os números pela matriz do curriculo nacional do 3º Ciclo não está correcta.
Lembro que muitas escolas têm autorização para funcionar nas disciplinas de Área Projecto e Estudo Acompanhado com 2 professores tendo em conta a não existência do número de horas suficientes no curriculo de algumas disciplinas para atribuição de horários completos aos docentes dos quadros.
Em muitos casos, exemplo da minha escola, todo o estudo acompanhado no 3º ciclo é leccionado por dois professores.
Eu acrescentaria também que não fazia mal ao mundo um bocadinho de redistribuição pelas disciplinas que perderam horas para as ditas ACND, tais como História, EVT, Educação Musical e Geografia.
A Educação Musical também perdeu 45 mn.
O outro também não sabia fazer contas… e perante jornalistas e tudo! Valeu-lhe a ONU.
Geografia tb perdeu…
OK. Alterarei para servir todos.
Perfeitamente de acordo. Não me repugnaria o fim dessas áreas se, e apenas se, se redestribuissem as horas. O número reduzido de horas no 3.º ciclo em disciplinas como História e Geografia tem tido consequências desastrosas que se notam, depois no secundário (e ao longo da vida), em várias disciplinas, incluindo na que lecciono, a filosofia. É impossível compreender a teoria moral de Kant se não se tem qualquer conhecimento sobre o Iluminismo, o século XVIII ou a Revolução Francesa. É impossível compreender o que são e por que são necessários princípios éticos universais e Direitos Humanos se não se tem qualquer conhecimentos sobre II Guerra Mundial e sobre genocídios. E é impossível ensinar qualquer coisa destas no 3.º ciclo se só se tem 90 minutos por semana.
E as ciências?
Tamto as Naturais como as Físico-Químicas.
Nas escolas que optam por dar 3 horas a uma no 9ºano, prejudicam a outra.
Isto para não falar no secundário, no 12ºano, em que passaram a ter disciplinas facultativas, e em alguns casos os alunos escolhem disciplinas mais fáceis para ter uma melhor média.
Faz algum sentido um futuro engº não ter física no 12º ano? Não, mas é possível. Assim como um futuro médico não ter Biologia.
Mas, pelos vistos sempre que mexem é para pior…