Para quando a manifestação de preferências?


É um tema de interesse para todos os professores contratados e este ano para largas centenas, senão milhares de professores com ausência da componente lectiva.

Em alguns espaços fui prevendo que só durante o mês de Agosto é que seria lançada esta aplicação para a manifestação de preferências. Contudo, como termina hoje a aplicação para a mobilidade dos docentes e lembro que no ano anterior terminou a 30 de Junho e pelo facto de a aplicação estar livre a partir de amanhã, dia 26, é possível que a qualquer momento surgam novidades para a manifestação de preferências dos contratados e dos DACL, que presumo ocorram em simultâneo.

Em 2009 a manifestação de preferências decorreu entre o dia 20 e 24 de Julho, se por acaso ela ocorresse já durante a próxima semana já existia um grande atraso relativamente ao ano anterior, mesmo com um número de candidatos a concurso ser aproximadamente metade do que ocorreu no ano passado.

Como não tenho esperanças que ainda esta semana possam surgir novidades nesta matéria e a minha aposta ia para o dia 2 de Agosto, prevejo que a Maria do Carmo Seabra seja esquecida na sua incompetência em lançar as listas de colocações até dia 31 de Agosto.

A pior surpresa será mesmo a do número reduzido de reconduções que irão acontecer nas listas de colocações pelo simples facto de os DACL virem ocupar os lugares daqueles que hoje sentem o seu lugar seguro pela renovação do contrato.

E tudo isto acontece em ano de contenção orçamental.

Anúncios

29 comentários a “Para quando a manifestação de preferências?”

      1. No mínimo estranho! As reconduções são assunto entre as Escolas e a DGRHE. Mas há uma informação adicional. No caso dos Professores do Quadro, em caso de dúvidas sobre a existência de serviço lectivo a atribuir as Direcções deveriam indicar ” Não” e posteriormente poderão alterar para “Sim”. Esta regra não se aplica no caso dos contratados. Quando, face às dúvidas se indica”não” a aplicação não permite alterar para sim.

  1. A contenção orçamental em algumas escolas começou com o fim inesperado dos contratos antes de 31 de Agosto, de resto só vai ser mais visível a partir de 1 de Setembro.

    1. Olá Arlindo,

      Ainda relativamente às reconduções, a directora adjunta do meu agrupamento diz que ate agora não obteve respostas às propostas que enviou para recondução.

      Sabes informar-me como saberemos se sempre somos reconduzidos ou nao?
      Ouvi várias versões, que nas listas de ordenação que sairao ja não aparecerá o nosso nome, ouvi ainda que na plataforma de manifestaçao de preferencias aparecera uma mensagem a perguntar se queremos ser reconduzidos e ja nao preenchemos os campos de preferencias….

      Sabes dizer-me se é desta forma??

      Obrigada!

  2. Em primeiro lugar, independentemente de quem pretende ser reconduzido ou não, deve colocar as suas preferências pela ordem da sua preferência de acordo com os limites existentes no Decreto Lei.
    A opção da recondução não implica que essa recondução seja aceite, pelo facto de poderem existir docentes em DACL, ou DCE que tenham manifestado preferência por essa escola, neste caso o docente contratado perde o direito à recondução.
    Aconselho que o concurso seja feito como se não houvesse recondução. O panorama está negro para os contratados, nomeadamente no 1º ciclo.

  3. A Aplicação informática da Indicação da Componente Lectiva para as escolas está disponivel até 3 de Agosto no site da DGRHE. A manifestação de preferencias deve ser só depois. Estou de férias e trouxe o portátil com Internet paa ver todos os dias mas nao vejo jeito…

  4. E quem programou – há muito- férias para Agosto em locais sem condições de acesso à internet… não vai ? Não sei o que é mais estranho, o que está a (não) acontecer ou o silêncio dos media…

  5. Boa noite!
    Alguém me sabe dizer se a aplicação que saiu hoje na página da dgrhe é a contratação habitual?
    Depois de lêr a nota informativa fiquei baralhada com as escolas artísticas (?)….

    Obrigada e boa sorte a todos!!

  6. Liguei para a DGRHE e disseram que seria a partir de hoje, dia 4 de Agosto, que sairia qualquer coisa. Como já vai sendo habitual no que diz respeito aos interesses dos contratados, os sindicatos remetem-se ao silêncio e quem trabalhou um ano inteiro e quer ir de férias descansado não pode, porque ninguém se digna a determinar uma data.

  7. Nao estou a conseguir aceder ao site da DGRHE, dá erro no carregamento. Devem estar a actualizá-lo… Esperemos que a espera chegue ao fim!

  8. Finalmente as “preferências”!!!! O que eu preferia mesmo era que a dgrhe não publicasse falsas informações…porque às 18h de hoje (bem como às 19h) não havia “preferências” pa ninguém!….Whatever!!!!!….

  9. Consegui aceder. mas os botões de navegação GRAVAR e SEGUINTE não funcionam, ou seja, não serve de nada preencher. E com isto já foram 12 horas do prazo.

  10. Tenho uma dúvida sou contratada e o meu contrato acaba a 31 de agosto, quando vou à página da contratação de escola a indicação que recebo é que n posso concorrer a nenhuma oferta de escola sem a escola comunicar que o meu contrato terminou, assim a escola só poderá fazer isso no dia 31 e se houver ofertas de escola antes dessa data , não poderei concorrer?

  11. A aplicação “manifestação de preferências” não está sequer a deixar fazer o login!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ai que nervos!
    Já conseguiram concorrer? A que horas o fizeram?
    Todas as aplicações funcionam, menos essa!!!!
    Julguei que era melhor deixar passar os primeiros dias…afinal ESTAVA ENGANADA!!!! :/

  12. Eu nao consigo. Já preenchi a lista várias vezes e quando clico em gravar ou seguinte aparece uma mensagem a dizer que o SERVIÇO ESTÁ INDISPONIVEL E SE O PROBLEMA PERSISTIR PARA CONTACTAR OS SERVIÇOS! Pois os serviços nao atendem ou atendem, cobram chamada e esta cai… O problema é que qaudno volto a entrar nao aparece nenhuma prefeencia gravada, tenho que recomeçar tudo!

  13. Ontem, por volta da 1h da manhã, consegui concorrer sem qualquer problema! Penso que depende da hora e da sobrecarga do site…às 11h da manhã de ontem também não consegui fazer nada!
    Boa sorte a todos!!!!!

  14. Ola a todos
    Sou professora no 1ºCiclo e gostaria de saber se realmente as reconduções destinam-se aos docentes que ficaram colocados até 31 de Agosto de 2009 ou para os professores que ficaram até 31 de Dez de 2009… Receio não existirem muitas vagas para os contratados que leccionaram nas ilhas ou através das ofertas de escola.

    Obrigada

  15. As reconduções podem ser feitas para os professores contratados que, colocados através da bolsa de recrutamento, possam ter o horário completado até ao dia 31 de Dezembro de 2009 junto com algumas condicionantes que estão previstas no Decreto Lei 51/2009 no número 5 do artigo 54º
    5 — A renovação da colocação é precedida de apresentação a concurso, dependendo do preenchimento cumulativo dos seguintes requisitos:
    a) Inexistência de docentes dos quadros na bolsa de recrutamento, com ausência de componente lectiva no grupo de recrutamento a concurso e que tenham manifestado preferência por esse agrupamento de escolas ou escola não agrupada;
    b) Manutenção de horário lectivo completo;
    c) Avaliação de desempenho com classificação mínima de Bom;
    d) Concordância expressa da escola e do candidato relativamente à renovação do contrato.

  16. Como todos os anos não fui colocada, quando começa a bolsa de recrutamento ou as ofertas de escola? Boa sorte para todos

Os comentários estão fechados.